domingo, 24 de março de 2013

Relatório


1- Objetivo do Trabalho:

Construir um eletroímã feito de prego, com 15 cm de comprimento, utilizando um fio condutor de energia e uma pilha de 1,5 V para ‘’levantar’’ e ‘’segurar’’ durante um determinado tempo a maior quantidade de clips possível.

2- Descrever os Materiais Utilizados na construção do eletroímã.


- Fio de cobre
-Pilha duracell ( 1,5 V)
- Prego de 15 cm
-Clips
-Lixa
- Fita crepe


 3 - Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.

1º Passo – Pegamos o prego e lixamos para tirar a ferrugem contida nele.
2º Passo – Enrolamos o fio de cobre com muita paciência e força, dando em torno de 100 ou 150 voltas no prego, deixando as pontas do prego vazia.
3º Passo – Lixamos as pontas do fio de cobre para tirar o esmaltado
4º Passo - Dobramos as pontas do fio de cobre para que se encaixe melhor.
5º Passo – Enrolamos a fita crepe nos dedos da mão para protegê-la caso esquente bastante.
6º Passo – Em uma das pontas do fio de cobre vai ser ‘’encaixado’’ ao polo negativo da pilha e a outra ao polo positivo da pilha. E seu eletroímã está feito.


 http://fisicaemmente.blogspot.com.br/2013/03/como-criar-um-eletroima.html


4- Por que um material que não é ímã se torna magnético?


Eletromagnetismo é a parte da Eletricidade que estuda certos fenômenos nos quais intervêm corrente elétrica e campo magnético: podemos chamar a esses fenômenos, fenômenos eletromagnéticos.
Os fenômenos eletromagnéticos que à primeira vista parecem muito numerosos, na realidade são três únicos fenômenos:
1) Uma corrente elétrica, passando por um condutor, produz um campo magnético ao redor do condutor, como se fosse um ímã;
2) Um condutor, percorrido por corrente elétrica, colocado em um campo magnético, fica sujeito a uma força;
3) Suponhamos um condutor fechado, colocado em um campo magnético; a superfície determinada pelo condutor é atravessada por um fluxo magnético; se, por uma causa qualquer esse fluxo variar, aparecerá no condutor uma corrente elétrica; esse fenômeno é chamado indução eletromagnética.

Fonte: http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo_corrente/fenomenos_eletromag/


6- Coleta de Dados.

Faça alguns testes com o seu eletroímã e preencha a tabela abaixo:
. Gravidade:9,8
. 0,0007 Kg

Experimento
Comprimento  do prego

d.d.p.
Número de Espiras
Clipes Atraídos
Força de Atração
1
14,5 cm
1,5 V
50
190
1,3034 N
2
       14,5  cm
1,5 V
90
220
1,5092 N
3
      14, 5 cm
1,5 V
100
210
1,4406 N
4
16 cm
1,5 V
110
158
1,08388 N
5
16 cm
1,5 V
145
250
1,715 N
6
16 cm
1,5 V
150
280
 1,9208 N


7 - Faça comentários sobre os dados encontrados na tabela.

Como é mostrado na tabela o resultado foi aumentando ao longo dos nosso testes com exceção do teste 4 e 3 que caiu um pouco.

8-Qual a maior dificuldade do grupo para a construção do eletroímã ? Justifique.

A maior dificuldade que o grupo encontrou foi em enrolar o fio de cobre no prego, por conta da resistência do material e da “perfeição” das espiras.

9- Faça uma descrição da evolução do seu projeto.

Conforme fomos construindo os nossos eletroímãs, percebemos que o eletroímã que deixamos maior as pontas do prego livres, atraiu maior quantidades de clips

10- Descreva pelo menos 5 conteúdos em Física, utilizados para este trabalho. Deixe claro em qual momento foi utilizado.


- Campo elétrico: Foi utilizado quando o imã está ativo.
-Atração: Foi utilizada no momento em que o prego eletrizado atraiu os clips
-Magnetismo: Foi utilizado a partir do momento em que foi criado um campo magnético em volta do prego
- Peso: Utilizado pela força exercida por cada clip, que determina a atração.
-Tensão elétrica: É a tensão de atração entre os clipes e o prego.
-Corrente elétrica: Quando ligamos o fio de cobre a pilha, passa uma corrente elétrica pelo fio de cobre.

11- Conclusão Final (Indicar Melhor resultado).

    No final deste relatório concluímos que, os resultados do eletroímã foi mais do que esperados . Apesar de ter atraído 280 clipes nos testes e 172 na competição de sala, não foi o suficiente para ganharmos a competição de salas porem ficamos em segundo e fomos classificados. Por outro lado com o trabalho podemos concluir que a física experimental no geral, nos dá a possibilidade de usar o que aprendemos na sala de aula, na prática. Isso nos dá uma noção maior do que estamos vendo.

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